Translate

CGU recebe denúncias de violência a pessoas LGBTI+ por meio de aplicativo

Ferramenta recebeu o nome de TODXS e vai coletar denúncias e avaliar atendimento policial.

Baixe aqui: http://pay.google.com.







Homens e mulheres da comunidade LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros, intersexuais) agora têm uma ferramenta para encaminhar denúncias de violência e discriminação diretamente ao Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU): o aplicativo TODXS.
Por meio do TODXS, o órgão vai, a partir desta segunda-feira (18), coletar as denúncias e avaliar o atendimento policial (nos casos em que a pessoa que sofreu a violência registrar boletim de ocorrência).
Dessa forma, será feita uma triagem e direcionamento das informações aos “órgãos públicos responsáveis pela adoção de providências ou medidas preventivas”, informou, em nota, a CGU.
A organização responsável e homônima ao aplicativo, TODXS, se define como “a primeira startup social brasileira sem fins lucrativos que promove a inclusão LGBT+”. A organização foi a primeira, também, a aderir ao Me-Ouv, lançado em novembro pela CGU.
O usuário também pode utilizar o aplicativo para buscar organizações representativas ou de apoio à população LGBTI+. Também estão disponíveis na ferramenta leis que dizem respeito a essa comunidade, que pode, por meio do TODXS, conhecer mais sobre os próprios deveres e direitos.
O lançamento do aplicativo ocorreu em junho deste ano e, desde então, mais de 3 mil pessoas fizeram download da ferramenta. O objetivo é alcançar até 10 mil até o fim do próximo ano.
Fonte: Governo do Brasil, com informações da Agência Brasil, da TODXS e da CGU